terça-feira, 27 de outubro de 2009

UMA HISTÓRIA ESCRITA POR MIM

Vou contar-vos uma história...
.
Era uma vez uma fada encantada que se chamava Lua.
.
Esta fada era a fada da natureza e vivia nos jardins, nos bosques, nas dunas, nos rios, nos mares e voava daqui para ali e dali para aqui, saltitava de flor em flor, conversava com as joaninhas, as abelhas e as borboletas, ouvia os segredos das ondas e brincava no brilho das estrelas.
.
A fada Lua gostava particularmente de crianças e todas as crianças que via transformava em príncipes e princesas e fazia com que elas se sentissem realmente especiais...únicas.
.
As suas princesas e os seus príncipes seguiam-na para todo o lado porque ela fazia-as acreditar que a magia está nas mãos, no olhar e no sorriso e que essa é a verdadeira alegria.
.
Um dia, naquela terra, começaram a construir casas e mais casas, prédios e mais prédios porque chegavam pessoas e mais pessoas e ainda pessoas e a fada Lua começou a ficar cada vez com menos espaço para correr, saltar, voar com os seus príncipes e princesas encantados.
.
As flores, os fetos, as árvores foram destruidos e substituidos por mais casas e ainda mais casas e mais prédios e ainda mais prédios.
.
A fada Lua e os seus príncipes e princesas começaram a perder o brilho, o sorriso e a vontade de voar pelo mundo porque o mundo começou a ficar cada vez mais pequeno, mas tão pequeno, tão pequeno, que já nem tinham espaço para abrir as asas.
.
Olhavam para o céu mas já não conseguiam ver as nuvens, nem o arco-íris, nem as estrelas e até o sol tinha desaparecido.
.
Os prédios eram tão altos, mas tão altos que tapavam tudo. Era como um grande nevoeiro cinzento que não deixava ver mais nada.
.
Os príncipes e as princesas deixaram de sorrir, de brincar e até de falar. Faziam desenhos em silêncio, com lápis pretos em folhas brancas porque já nem se lembravam que existiam outras cores e, pouco a pouco, deixaram eles próprios de ter cor.
.
A fada Lua tinha desaparecido porque se sentia tão infeliz que já nem conseguia respirar e foi pelo mundo fora à procura de uma solução.
.
Foi viver para uma praia onde não havia ninguém a não ser as algas espalhadas na areia pelo mar e as gaivotas que lhe contaram um segredo:
.
Muito perto da terra onde estavam as suas princesas e os seus príncipes existia uma floresta mágica onde ninguém entrava, onde ninguém sujava, onde ninguém estragava, onde ninguém destruia porque ninguém a conhecia.
.
A fada Lua ficou tão feliz, mas tão feliz que voou até ao outro lado do mundo para devolver o sorriso e a vontade de viver aos seus príncipes e princesas deixando um rasto de brilhantes no ar que espalhou por todos eles de modo a poderem entrar na floresta mágica.
.
Mal penetraram na floresta surgiu o sol luminoso no céu azul claro e os príncipes e princesas nem acreditavam no que viam. Era tudo tão lindo, tão maravilhoso, tão cheio de cor que estavam encantados e, pouco a pouco, muito devagarinho e um pouco a medo, foram entrando na magia da natureza onde as árvores davam gargalhadas e os afagavam com as suas folhas convidando-os a brincar, a saltar, a trepar, a voltar a viver.
.
É nesta floresta mágica que ainda hoje brincam com a fada Lua e é aí que se sentem livres e imensamente felizes.
.
Não contem a ninguém que existe esta maravilhosa floresta porque queremos continuar a poder sonhar.
.
Esta história foi escrita hoje, a 27 de Outubro de 2009, por mim, a Xinha, ou será que foi pela fada Lua...

19 comentários:

  1. Que a fada Lua-Xinha, tenha sempre este espirito mágico,capaz de transformar meninos em principes e meninas em princesas.
    Eu só vou contar aos perlimpimpim, mas eles prometem que não contam a ninguém.
    Gostavamos de ter uma floresta assim maravilhosa, para onde pudessemos ir brincar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que bom teres escrito esta história,está linda,maravilhosa.
    Amanhã os meus meninos vão falar com o senhor presidente da junta de Rio de Mouro para lhes fazer alguns pedidos para a nossa terra,vou levar-lhe esta história,posso???

    ResponderEliminar
  3. Pois senhora fada lua pode continuar pois gostámos muito da sua história!
    Bjs
    Luz

    ResponderEliminar
  4. Paula
    Pode ser que os Perlimpimpim consigam aparecer por cá...ou então pode ser que a nossa floresta mágica consiga ir ter convosco e fazer parte dos vossos sonhos e aventuras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Paulinha
    Podes levar a história...afinal foi por teres sugerido que escrevesse uma mensagem para o senhor presidente no sentido de "poupar" a nossa floresta e fazê-lo entender o quanto é importante para nós que a escrevi.
    Podiamos até publicá-la...

    Podes-lhe mostrar a nossa floresta nas fotos e slideshows do blog e o quanto nos sentimos bem quando lá estamos e lembra-te de dizer que gostamos dela exactamente como é...com caminhos dificeis de andar, cheios de subidas e descidas, raízes, pedras e buracos em que temos de ser cautelosos e outros caminhos planos em que podemos correr à vontade.
    Afinal a vida é mesmo isso...percursos diversos que temos de estar preparados para atravessar.

    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  6. LuZ
    Eu também gostei muito da minha história! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente fantástica!!
    Ainda bem que a Fada Lua aparece e dá o ar da sua graça.
    Quanto não valem esses obstáculos que podem ir transpondo de forma a se superarem a si mesmo...(que clareza de ideias). Mais vale 1 espaço assim...com obstáculos, diferentes texturas de piso, arvores para trepar e esfolar os joelhos do que um parque infantil todo xpto! Um apelo à criatividade das nossas crianças!! Partilhamos ideias.
    Beijinhos da Cristina

    ResponderEliminar
  8. Xinha levámos a tua mensagem ao senhor presidente:« Não queremos baloiços,nem escorregas só não queremos que a nossa floresta seja destruida...»ao que o nosso presidente fez um sorriso muito carinhoso e respondeu que ficassemos sossegados porque não iria ser trocada por casas e estradas e mais casas.
    Mas a novidade melhor e não caias para o lado,levei a tua história e ofereci ao senhor presidente.Vai ler com atenção e depois...surpresa!

    ResponderEliminar
  9. Paulinha

    Sabes eu senti uma diferença enorme quando passei do meio rural (concelho de Mafra) para um meio mais urbano (concelho de Sintra) quanto à relação com a autarquia. Não tem nada a ver com política até porque as duas autarquias pertencem ao mesmo partido.
    Trabalhei cinco anos em duas freguesias de Mafra e cinco anos em duas freguesias de Sintra.
    Em Mafra a Junta de Freguesia fazia parte da escola e criaram-se laços de amizade entre mim, o presidente e as funcionárias que vão durar para sempre.
    Não havia nada que soubessem que eu desejava sequer que não me proporcionassem e também sabiam que podiam contar comigo para tudo.
    Fiz muito trabalho de parceria com a Junta de Freguesia de Cheleiros e continuei a fazer mesmo depois de ter mudado de freguesia.
    Era na Junta de Freguesia de Cheleiros que me faziam sempre todos os projectos que eu inventava mas não conseguia concretizar porque na altura não percebia nada de informática. Eu tinha as ideias e orientava os projectos e eles transformavam-nos em realidade.
    Foi a representar Cheleiros que levei as crianças, entre os 3 e os 10 anos, vários anos seguidos às Marchas Populares de Mafra, à noite, onde desfilavamos e onde fizemos sempre um sucesso. Era eu que desenhava as roupas, escolhia os tecidos, conjugava os padrões, desenhava os arcos, inventava as coreografias e ensaiava as crianças.
    Foram bons tempos...de muitas horas de trabalho, muitos dias, noites e até madrugadas, de muita dedicação e de um maravilhoso ambiente, de parceria, de amigos de verdade. Fica aqui um beijinho muito especial para o Mário, o presidente, para a Cláudia, seu braço direito e para a Sara.

    Quando vim para Sintra a Junta de Freguesia ficava tão longe que nem tínhamos contacto com ela de modo que nem conheci as pessoas que lá trabalhavam. Era tudo muito distante em todos os sentidos. Os contactos eram feitos através do agrupamento e limitam-se a assuntos burocráticos e financeiros.
    É a diferença de realidades entre o meio mais rural e mais pequeno e o meio mais urbano e maior. Há coisas que se perdem…

    Fiquei muito contente por terem levado o nosso pedido ao senhor presidente e ainda mais contente com a descrição que fizeste da resposta:
    "ao que o nosso presidente fez um sorriso muito carinhoso e respondeu que ficássemos sossegados..."
    Fez-me sentir de volta a "casa"...sentir que, neste meio mais urbano, maior, aparentemente distante, temos um presidente que ouve, que está atento, que se disponibiliza, que se interessa, que se envolve, que proporciona...

    Obrigada Amiga por te teres ligado aos nossos sonhos, por teres levado o nosso pedido e por teres trazido tão boas notícias.
    Mil beijinhos dos príncipes e princesas e da Xinha.

    ResponderEliminar
  10. Xinha, gostei muito da tua história e fiquei muito contente por saber que parece que podes "sossegar" quanto à "vossa", floresta.
    Obrigada por nos recordares, em conjunto com a tua amiga Paula, o quão é importante sermos cidadãos activos, intervenientes e educar as nossas crianças para serem também participativas, ainda que na maior parte das vezes não vejamos grandes resultados.
    Beijinho Xinha e continuem a sonhar porque o sonho comanda a vida!

    ResponderEliminar
  11. A Ines, Adorou a história da fada e que ouviu deliciosamente.É verdade essa história , nós sufocamos com tantos prédios e poucos espaços para poder saltar, correr e brincar. Adoramos. Beijinhos família da Inês

    ResponderEliminar
  12. Olá Xinha,
    que história deliciosa, parabens!
    Estive a ler todas estas mensagens e acabei com os olhos marejados...
    O nosso J.I. está situado numa aldeia, a Junta de Freguesia tem a sede mesmo do outro lado da rua, o espaço em torno é lindo, cheio de vários tipos de árvores...um carvalho enorme, pinheiros, nespereiras, cerejeira, japoneira..., um grande recreio...a floresta logo ali!
    O edificio do JI foi inaugurado em 2002, é novo e lindo, tem uma sala ampla com muita luz, sala polivalente, escritório, sala para ATL...
    Conhecemos os vizinhos que muitas vezes colaboram connosco; o Sr. Manuel da mecearia...
    Tudo vai acabar...é a politica dos MEGA CENTROS ESCOLARES. A escola ao lado ficou vazia, os cogumelos proliferam onde antes corriam os pés dos meninos...
    Qualquer dia as crinças vão acordar às 7h, porque o autocarro é às 8h, e chegarão ao C.Escolar onde num salão "tudo ao molho" esperarão por entre gritos e pontapés pelas 9h! O toque da campainha ditará a saída para o recreio e de novo a entrada para a sala,(os professores não estão lá, que recreio não é hora lectiva!) os colegas da sala já não serão os vizinhos...tudo em prole de uma suposta oferta educativa com mais e melhores condições, na era dos quadros interactivos, das salas apertadas onde secretária para o educador não é permitido...até porque também não cabe!!!
    É tudo muito triste!
    o meu sonho é o agora...este outro é um pesadelo!

    ResponderEliminar
  13. Olá Ana
    Às vezes a felicidade está ali mesmo ao lado e nem a vemos...
    Sabes trabalhei ali dois anos entre cimento e cimento sem saber sequer que existia aquele mundo maravilhoso a meia dúzia de passos.
    Perguntei tantas vezes, quase "desesperada", "Mas será que não há um espaço verde aqui à volta onde possamos ir???"
    Aparentemente não...todos diziam que não como se não o vissem, como se não tivessem conhecimento dele, como se tivessem esquecido de tão habituadas que estão em respirar sem ar.
    No principio do terceiro ano em que ali estive, quando se abriu aquele mundo à minha frente foi sentir-me voar e uma frustração imensa por não ter aproveitado aquele espaço mágico durante dois anos...com dois grupos de crianças que viveram um ano inteiro enfiadas no meio de prédios apesar de todos os meus esforços constantes que as transportam para espaços diferentes e mundos longinquos através da imaginação.
    Felizmente a nossa Floresta Fica!
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  14. Olá Mãe da Inês
    Ainda bem que gostaram tanto da minha história.
    Eu sempre inventei muitas e muitas histórias para as minhas princesas e os meus príncipes mas nunca as escrevi.
    Parece que está na altura de o ir fazendo...
    Beijinhos para a família da princesinha Inês.

    ResponderEliminar
  15. Olá Lenita
    Tenho muita pena do que está a acontecer por aí e por outros sítios...por ti porque, por experiência própria, sei o que se sofre pelas nossas crianças e por elas porque perdem tanto com a ilusão de algumas pessoas de que as fazem ganhar.
    Percebo-te perfeitamente e tenho mesmo muita pena...
    Beijinho grande da Xinha

    ResponderEliminar
  16. A ines dá a maior força para que as historias da xinha sejam ouvidas por mais meninos. Beijos grandes

    ResponderEliminar
  17. Olha Xinha: Tu és um Poema, sabes?
    És um Poema daqueles Grandes,
    calmos e doces
    daqueles que nos fazem rir, chorar
    e Sonhar...
    um beijo grande!
    Estela

    ResponderEliminar
  18. Estela
    Deixas-me sem palavras...
    É muito bom partilhar o dia a dia com uma pessoa e uma educadora como tu...ainda bem que vieste!
    Beijinho e abraço da Xinha.

    ResponderEliminar