quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O NABO GIGANTE DA PRINCESA INÊS

Hoje a princesa Inês levou-me um desenho e, na parte de trás estava escrita a versão da História "O Nabo Gigante" contada pela Inês (e escrita pela Ana Rita a mana da Inês), que não resisto a transcrever porque achei uma delícia...



O Nabo Gigante


Era uma casinha torta. Um velhinho e uma velhinha moravam numa casa torta. Uma vaca gigante, dois porcos, três gaivotas, cinco flamingos e seis gatos.



O velhinho puxou o nabo e sacudiu, sacudiu, sacudiu e foi chamar a velhinha. A velhinha e o velhinho sacudiram, sacudiram e o nabo não saiu. A velhinha foi chamar a vaquinha e não saiu o nabo.



A vaca foi chamar os dois porcos barrigudos, puxaram e puxaram, saudiram, sacudiram e o nabo não saiu. Os dois porcos barrigudos foram chamar as gaivotas, puxaram, puxaram, sacudiram, sacudiram e o nabo não saiu. As gaivotas foram chamar os flamingos. E agora puxaram, puxaram, sacudiram, sacudiram e o nabo não saiu. Depois foram chamar os gatos. Sacudiram, sacudiram, puxaram, puxaram. Cairam todos para o chão, cairam todos uns em cima dos outros e o nabo saiu. E fizeram uma sopa de nabo e o ratinho comeu muito mais.



Glória, Glória, a história chegou ao fim!


Nós costumamos dizer "Perlimpimpim a história chegou ao fim!" e há quem diga "Vitória, vitória acabou-se a história!" e pelos vistos há quem misture as duas...que não rima mas ninguém se importa com isso! :)



É claro que esta história só faz sorrir quem conhece a história original.

7 comentários:

  1. No entanto, o "glória, glória2 deixa qualquer um a rir:)

    ResponderEliminar
  2. E também há o "Carolim, carolim, a história chegou ao fim" ou o "Esta história está acabada e a boca cheia de marmelada!" que os meninos da Luz me ensinaram o ano passado...
    Este ano aprendi em forma de cançõa e a letra é "Vitória, vitória... acabou-se a história! Perlim pim pim... chegou ao fim!"
    Como se pode ver, estou de volta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Contei esta história há 1 mês atrás e não a têm na sala e todo este tempo depois (e eu conto uma história por dia), ainda sabia a história com imensos detalhes...mas o que eu gostei verdadeiramente foi da substituição que ela fez dos gansos e dos canários pelas gaivotas e flamingos...não se lembrava exactamente que aves eram mas sabia que tinham penas!
    Espectacular e demonstra capacidade de improvisação e inteligência.

    ResponderEliminar
  4. Olá Leonor
    As crianças são realmente uma preciosidade...
    Beijinho da Xinha

    ResponderEliminar
  5. Olá Juca
    É bom ter-te de volta...
    Beijinhossssssssssssssss

    ResponderEliminar
  6. Gostei
    Acho que vou passar a usar o "Gloria"...
    Uma dalicia!
    Luz

    ResponderEliminar
  7. Realmente a história está muito engraçada, foi mais uma história que a Inês achou muito interessante. Ela vem tão feliz todos os dias e conta com muito entusiasmo o que aprende o que ouve. Nós aqui rimo-nos muito com a alegria e a vivência que a Inês tem da Xinha. A Ana Rita adorou todo a alegria que proporcionou o comentário da Xinha e de todos os outros.

    Muitos Beijinhos de todos cá de casa

    ResponderEliminar