sábado, 25 de abril de 2015

SENSIBILIZAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS




Tivemos a visita da Enfermeira Ana Paula...





...para falar sobre primeiros socorros.

Estivemos com muita atenção a tudo,

participámos na conversa

e fizemos perguntas.



 A Mariana fez de conta que se tinha magoado 

numa perna para que lhe fosse feito um curativo

de modo a que todos pudéssemos ver

como se faz. 






Depois foi o António o enfermeiro e a Leonor a menina 

que se tinha magoado.





Agora vamos explicar em casa o que aprendemos.

11 comentários:

  1. Aprendi quando o nariz esta a sangrar tem de se por o dedo e se não parar o sangue chamar o 112; quando se desmaia poe-se as pernas para cima para o sangue voltar e as pessoas acordam; quando o braço esta magoado tem de se por um penso branco, uma ligadura a volta como se fosse um desenho; no joelho ferido tem de se por betadine e uma ligadura.
    Muitos beijinhos para a Xinha

    ResponderEliminar
  2. o daniel aprendeu,deve se tomar cuidado para nao se magoar, aprendeu como fazer pensos, como dar assistencia quando uma pessoa se machuca, e tomar muito cuidado e ter atençao para prevenir os acidentes, como cair , partir a perna o braço etc.... bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Daniel tem de explicar como se faz...o que viu e aprendeu.

      Eliminar
    2. A Sra. enfermeira contou-nos a história do 112: fala sobre um menino, o Diogo, que andava de bicicleta com os amigos depois das aulas. Um dia ele armou-se em espertinho e fechou os olhos e tirou as mãos do guiador, enquanto andava de bicicleta, e chocou com um carro, caiu esfolou joelho e magoou-se no braço.
      Depois o Sr. da loja chamou o 112 pelo telefone e levaram-no na ambulância.
      Os amigos foram logo a correr para ao pé do Diogo e como tinham telefone chamaram os seus pais (do Diogo).
      Depois os enfermeiros trataram o ferimento do Diogo com a mãe observar enquanto o pai tratava dos papéis.
      Depois os seus amigos fizeram desenhos na ligadura do seu braço. E sua melhor amiga fez um coração.
      Na sala fizemos um jogo : a Mariana era a doente e tinha o joelho magoado e era preciso tratá-lo: com compressas pusemos bétadine, para desinfectar a ferida e depois tapamos com ligadura para não sangrar mais.
      Depois foi a vez da Leonor se "magoar" no braço e o António tratou dela.
      Aprendi que devemos ter cuidado todos os dias para não sofrermos acidentes com por exemplo: não sermos atropelados (devemos atravessa a estrada na passadeira e olhar para os dois lados antes de atravessar) para não nos cortarmos (não brincar com as facas) e para não nos queimarmos(não devemos brincar com os fósforos nem por as mãos na lareira quando está acesa)
      Mas se tivermos acidentes devemos chamar os nossos pais ou outras pessoas que nos possam ajudar.

      Eliminar
  3. A Beatriz fez uma descrição muito detalhada sobre a visita da enfermeira à sua sala. Começou por dizer que a enfermeira entrou na sala e colocou as "coisas" no chão, perguntando depois aos principes e princesas o que eram aquelas "coisas". A Beatriz disse que eram compressas, soro fisiológico, betadine, ligaduras e fita adesiva para colar. Quando os meninos fazem feridas o primeiro passo é limpar a ferida com soro fisiológico, depois desinfeta se com betadine e depois coloca se a compressa em cima da ferida. A Beatriz disse que o soro era a melhor água para limpar as feridas. :) cá em casa já tinhamos simulado uma situação semelhante, por isso é que ela já sabe o nome das "coisas". No fim, a Beatriz contou que a enfermeira contou uma história sobre um menino que se magoou nos 2 joelhos e num braço.

    ResponderEliminar
  4. o que ele disse quando se tem um machucado ,limpa-o bem depois desenfeta coloca se o remedio e um penso no local, e ele viu a enfermeira fazer isso, e aprendeu como cuidar do machucado para nao infectar so

    ResponderEliminar
  5. A Enfermeira Ana Paula, contou-nos uma história "O Jaime tinha-se magoado", no fim da história a enfermeira Ana Paula perguntou quem é que a queria ajudar e que seria o doente. Depois perguntou: "- Onde é que te magoaste?"
    A menina respondeu:"- Lá fora no recreio!"
    A enfermeira perguntou: "- Onde é que te aleijaste?"
    A menina respondeu:"- Na perna."; a enfermeira começou a tratar a ferida da Mariana lavando com soro, colocou betadine, colocou uma compressa e fita adesiva na perna.
    Depois a doente foi a Leonor e o enfermeiro era o António, tentaram fazer igual ao que a Enfermeira Ana Paula ensinou.
    Gostei muito de aprender os primeiros socorros.
    Boa noite e beijinhos Xinha!

    ResponderEliminar
  6. A Sara disse que uma enfermeira foi à sala e os ensinou a fazer um penso e a tratar das feridas quando caímos. "Sabias que temos que lavar bem a ferida? É por causa dos micróbios."
    Gostou de ver os colegas a brincar "aos enfermeiros".
    Mais uma vez foi uma ótima iniciativa... beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tivemos a visita da infermeira Paula,falamos de acidentes e aprendemos como cuidar das feridas .o António fez de médico e a leonor de doente ,o médico desinfetou a frida com um soro especial depois com betadine usando as compressas depois usou as compressas para tapar a ferida e colocou um adesivo especial para protejer a ferida.

    ResponderEliminar
  8. A Glória contou que a sra. enfermeira Ana Paula, começou por contar a história do Diogo. O Diogo era um menino muito tontinho que caiu quando andava de bicicleta e precisou de assistência. A sra. enfermeira pediu à Mariana para ser o menino e exemplificar como se faz um curativo. Desinfetou a zona magoada com uma gázea esterilizada e betadine. Colocou uma ligadura a tapar o ferimento. No final prendeu a ligadura com fita adesiva. Maria Glória

    ResponderEliminar
  9. A enfermeira Paula foi à escola ensinar como tratar as feridas dos meninos quando se magoam. Aprendi muitas coisas! Com as compressas faz-se uma "bonequinha", mete-se soro para limpar a ferida, mas sem meter o dedo, porque se não a ferida fica mais infetada. Depois de limparmos a ferida faz-se outra "bonequinha" e mete-se o betadine. Com uma compressa dobrada em quadrado tapamos a ferida e enrolamos uma ligadura. Gostei muito de tudo o que a enfermeira ensinou. Beijinhos Xinha

    ResponderEliminar