segunda-feira, 18 de maio de 2015

NÃO CONSIGO MESMO PERCEBER A PRESSA DOS PAIS







Porque é que a maioria dos pais das crianças condicionais não entendem que os filhos têm a oportunidade de ter mais um ano que lhes dará oportunidade de brincar, descobrir, amadurecer, crescer e transitar ao 1º ciclo com muito mais serenidade e segurança?
Porque é que não percebem que, na maior parte dos casos, não só não é um ano perdido como é um ano ganho?
Todas as crianças que tenho este ano e que são condicionais, ou seja fazem seis anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro, beneficiarão em ficar mais um ano no Pré-Escolar. Terão oportunidade de amadurecer e fazer uma transição muito mais tranquila e segura. Alguns pais dizem: "Mas não é um dia ou um mês que vai fazer a diferença." Eu respondo: Não necessariamente, mas tenho mais algumas crianças que, não sendo condicionais, também beneficiariam em ficar mais um ano, o que não é possível, infelizmente. Não se respeita o ritmo de crescimento das crianças e são as datas que determinam as transições.  As crianças condicionais têm essa possibilidade.
 
Não consigo mesmo perceber a pressa dos pais em fazer as crianças crescer...empurrando-as.


"As crianças não têm presente. As crianças têm apenas futuro. Na escola toda a gente se preocupa com os anos que virão a seguir. Os alunos estão sempre a ser preparados para o futuro. E no futuro vai sempre haver queixas sobre o passado. Que estão mal preparados. Que são mal comportados. Que são iletrados. Perante a impossibilidade de os preparar para o futuro, porque não damos uma chance às crianças de viverem apenas e somente o presente?"
Ruben Alves

4 comentários:

  1. Sou inteiramente da mesma opinião, Xinha!!!! Talvez por estar dentro do assunto e partilhar consigo esta pressão por parte dos pais.
    A Xinha está a tentar fazer ver aos pais das crianças condicionadas que elas se ficarem mais um ano, não perdem mas sim ganham. Agora imagine o que é eu fazer perceber a um pai de uma criança que quer que ela com 5 anos de idade entre no 1º ano já em Setembro só porque a criança faz anos em Janeiro. A preocupação deste pai é que a criança quando for para a escola primária, que será apenas no próximo ano letivo, já vai com quase 7 anos. De Setembro a Janeiro são 4 meses!!!
    Mas qual é a pressa?????:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, sendo educadora como eu debate-se com os mesmos problemas. O que me custa mais é saber que as crianças se vão confrontar com problemas, vão ficar frustradas por não conseguir acompanhar os outros, por não terem ainda a capacidade de estarem atentas e concentradas durante o tempo espectável, quando poderiam estar a crescer e atingir essa maturidade de uma maneira feliz. Eu só me pergunto porque é que me preocupo mais com isso do que os próprios pais. Não gosto de ter crianças condicionais. Prefiro ter crianças que transitem ou não transitem no final do ano ao 1º ano. A Leonor vai transitar com todas as condições para o fazer. Está pronta para voar.

      Eliminar
  2. É verdade. Os pais não percebem que estão a prejudicar e muito os seus filhos. A imaturidade é sem sombra de dúvida uma causa do insucesso escolar.
    Estou bem dentro do assunto e sei o que é receber crianças que precisavam tanto de brincar e de amadurecer... no fundo precisavam de crescer! Na realidade, as crianças precisam de aprender e consolidar regras fundamentais, por exemplo não fazer birras, permanecer sentado no lugar ou mesmo aprender a lidar com as suas frustrações.
    Eu sou mãe, mas digo: não tenham PRESSA.... deixem as crianças crescer ao seu próprio ritmo! SOMOS TODOS DIFERENTES e isso não significa que não somos todos inteligentes... por vezes levamos é mais tempo a percorrer o mesmo caminho!
    Chegar ao primeiro ano quase com sete anos? E então. Não é nada de especial... já tive e tenho alunos nesta situação e são bem mais maduros e conscientes.
    Não entendo a pressa!!!!

    ResponderEliminar