quinta-feira, 5 de novembro de 2015

VOLTÁMOS AOS PROJETOS O OUTONO E A QUINTA






Voltámos aos projetos que estávamos a trabalhar

 O Outono e a Quinta

e a história hoje foi "A Galinha Medrosa"

que fala de uma galinha tonta que pensava que o céu estava a cair aos pedaços. A notícia foi correndo todos os animais que entraram em pânico, até chegar ao cão que os acalmou  e propôs uma medida. 
Esta história serviu também para dar início a uma conversa sobre o que são os sismos, porque acontecem, as suas consequências e o que devemos fazer para nos proteger no caso de acontecerem. Na próxima sexta-feira vamos participar num simulacro nacional e já sabemos o que temos de fazer. Agora vamos explicar aos pais as medidas de segurança. 



6 comentários:

  1. carla e joao ( pais da ines)5 de novembro de 2015 às 10:57

    Por isso é que a inês ontem dizia que quando houver um sinal de terra tinhamos de ir para debaixo da mesa mas depois reparou que a nossa mesa tem vidro e não era seguro, então ficou preocupada...é só rir!!! Mas a mensagem está entendida, bom trabalho Xinha;-)

    ResponderEliminar
  2. ohh que pena...o Xavier não estar presente.ele ontem estava todo entusiasmado com o que aprendeu sobre como se preteger em caso da terra tremer...

    ResponderEliminar
  3. A galinha medrosa ia passear e ela depois foi de encontro à parede porque estava a cair pedaços do céu.
    O galo disse assim: "Porque que é que tu foges muito muito depressa? Porque está a cair pedaços da lua na minha cabeça". - disse a galinha.
    E depois o porco disse assim:"Porque que é que tu foges muito muito depressa? Porque está a cair pedaços da lua na minha cabeça". - disse a galinha.
    Os três gatos pretos perguntaram assim_:"Porque que é que tu foges muito muito depressa? Porque está a cair pedaços da lua na minha cabeça". - disse a galinha.
    Depois apareceram os gansos::"Porque que é que tu foges muito muito depressa? Porque está a cair pedaços da lua na minha cabeça". - respondeu ela.
    Depois veio o cão e pergunta assim:"Porque que é que tu foges muito muito depressa? Porque está a cair pedaços da lua na minha cabeça". - disse a galinha.
    Depois o cão disse assim: "Tem calma, tem calma e puseram-se debaixo da cama da velhinha que estava a dormir. Depois a velhinha acordou e disse: "Vão lá para fora."
    Vitória, vitória acabou-se a história.
    Beijinhos para a Xinha.

    Depois do reconto a Mariana repetiu medidas de segurança a ter em caso de sismo. Ela ontem já nos tinha dito, mas não vimos nada no blog e ficamos um pouco confusos... hoje já faz mais sentido.
    Mariana: "Se o nosso Planeta Terra abanar muito nós temos que proteger a nossa cabeça e tem de se por debaixo da mesa, porque não cabo na debaixo da minha cama porque tem gavetas."

    ResponderEliminar
  4. A galinha encostou-se a parede e caiu-lhe um bocadinho de parede em cima da cabeça, ela pensou que o céu lhe tinha caído em cima ,de repente avistou o galo e disse.
    Olha galo sabias que o céu esta a cair e o galo disse, o que desgraça e foi atrás da galinha e viram o porco ,o gato,o pato,a raposa,a cabra,a ovelha, e o cão pastor , o cão pastor perguntou quem disse que o céu tinha caído foi a galinha disseram todos os animais em protejam a cabeça e venham para baixo da cama da velha , a velha viu e disse saiam todos já da minha casa.

    ResponderEliminar
  5. O QUE NOS PODE PROTEGER
    QUANDO há um tremor de terra temos de nos esconder debaixo da mesa ou de uma cama ,agachar, proteger me
    QUANDO há um tremor de terra não podemos ir há praia pois pode ocorrer um tsunami .
    TEMOS de nos afastar das varandas, dos moveis e espelhos.
    QUANDO o tremor de terra estiver ativo e se estivermos dentro de um carro temos que nos manter quietos e calmos.

    ResponderEliminar
  6. Foi uma história muito gira e interessante, porque além do Miguel vir em modo bombeiro;o Vasco seu mano vinha com o mesmo tema de trabalho!!!
    Um Trabalho muito bem conseguido...

    ResponderEliminar