quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ALGARVE

.

O meu Algarve de agora é um oásis, longe do calor excessivo, das filas, dos montes de pessoas, do barulho, da confusão que caracteriza o Algarve para a maior parte das pessoas nas férias. É uma casa linda, com um alpendre onde tomamos o pequeno almoço, almoçamos e jantamos sempre que nos apetece, com um jardim lindo, cheio relva e flores, muito bem cuidado e uma família linda, a minha mana, o meu cunhado, os meus sobrinhos e dois galgos ingleses, que nos recebem com muita alegria sempre que vimos. É um bairro encantador onde reina a paz, onde se ouvem os pássaros e pouco mais. Tudo isto a cinco minutos da praia onde vamos todas as tardes quando a maioria das pessoas está de regresso a casa.

.

.
A mamã e o Pêpê no seu primeiro verão no Algarve.
.

.
O Pêpê e o Kiko...
.
.
...com a mamã!
.




Claro que quando eles eram pequenos acordavam de manhã cedo e íamos para a praia, vínhamos almoçar a casa e íamos ao parque e novamente à praia até o sol se pôr ou termos vontade de voltar para casa. Depois do jantar voltávamos a sair e íamos um bocadinho para a confusão que, de vez em quando, também sabe bem, como a Albufeira ou à marina em Vila Moura. Até crescerem e serem mais autónomos e independentes, os dias eram organizados em função deles, do que gostavam de fazer, de onde gostavam de ir e de tudo o que lhes podiamos proporcionar.
.
Agora as férias no Algarve para mim são:
Dormir toda a manhã
Acordar e ouvir os pássaros
Abrir os olhos e ver as copas das árvores no céu azul claro
Respirar ar puro
Ler
Escrever
Ir à praia ao fim da tarde
Ouvir excelente música ao vivo o dia todo
Conversar e rir com os meus filhos e sobrinhos
Deitar-me de madrugada
Adormecer a olhar para as estrelas que brilham no escuro da noite

13 comentários:

  1. Xinha
    Gosto mesmo de si... Não tenho o dom da palavra como você têm, só sei que para mim você é um testemunho vivo de Deus na terra, um ser humano fantástico, e agradeço todos os dias a Deus por você ter cruzado na minha vida.
    Beijinhos Cuca

    ResponderEliminar
  2. Olá Cuca
    Eu também gosto muito de si...e conto consigo para pedir a Nossa Senhora, que está de certo muito perto de si, para me ajudar a continuar a caminhar.
    Beijinhosssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Olá Xinha, sempre que leio descrições destas lembro-me de uma aluna muito especial que tive, a Isabel, que dizia, nos nossos passeios ao ar livre:"Isto é que é qualidade de vida"!
    Sorte a tua de estar num paraíso assim, aproveita bem as férias! Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  4. Olá Xinha.
    Não consegui escrever o comentário no local adequado, mas achei tão interessante o Projecto do Monte Lunai! Não conhecia mas vou tentar saber onde são as próximas actuações pois gostava imenso de assistir-participar numa dessas festas de alegria, cor, dança e boa música. Muito obrigada pela partilha!
    Convido-te a visitar o meu site
    http://anaaugusto.blogspot.com/
    Continuação de boas férias!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana
    Eu já conheço o teu blog :) através do blog da Luz...ontém até estive para deixar um comentário ao passeio às Caldas da Rainha com as sobrinhas...mas achei que era muito pessoal e como ainda não tínhamos tido nenhum contacto...

    Os Monte Lunai são realmente um "must" e é uma experiência que vale a pena vivenciar.
    Beijinho da Xinha

    ResponderEliminar
  6. Olá Tia!
    Eu lembro-me de ir passar férias a casa da tia teresa...
    Era sempre tão giro! Lembro-me de à praia à tarde, do baloiço, do Zápa e da Daisy, de ver os filmes e os livros do tintim do Sérgio, do lençóis da "Docinho de Morango" da Diana, ...

    ResponderEliminar
  7. Olá sobrinha linda!
    E eu lembro-me de tu vires connosco, com 3, 4 e 5 anos, para onde quer que fossemos de férias...

    ResponderEliminar
  8. Que belas memórias e que belas vivências de ferias!

    Já viste que sorte tens, por teres uma família fantástica, que te aconchega e dá carinho e que te acolhe num lugar tão maravilhoso???

    Digo isto porque não tenho a tua sorte, amiga,a sorte de ter irmãos.
    Nunca tive, vê só que até as minhas duas cunhadas e suas famílias estão longe... é um outro tipo de solidão!

    Aproveita bem! Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  9. Juca
    Tens razão...mas eu dou muito valor à família que tenho e os meus filhos têm o maior respeito, amor e orgulho pelos avós, tios e tias.
    Eu gostava de ter tido 4 ou 5 filhos mas num contexto idêntico ao dos meus pais, com as mesmas condições, mas os meus dois filhos enchem por completo a minha vida e depois há os primos que são muito próximos uns dos outros.
    Na altura em que eles eram pequenos e ainda não era necessário bancos nem cintos no banco de trás, eu ia para todo o lado com o carro cheio. O Pedro, que era o mais velho, do grupo de primos mais novos, tinha o privilégio de ir à frente e atrás ia o Frederico, a Margarida, a Mariana, o Zé, a Eugénia e a Madalena.
    Estes passeios eram essencialmente nas interrupções lectivas em que os meus irmãos e cunhadas estavam a trabalhar e eu aproveitava para proporcionar aos meus filhotes e sobrinhos muito divertimento em família. Ao Zoo íamos sempre duas vezes por ano, íamos ao TIL (Teatro Infantil de Lisboa), à praia, ao Parque dos Indios, ao Parque do Alvito, ao cinema, ao teatro, ao Museu da Criança, a todo o lado que eles queriam e que eu me lembrava. Portanto, além de todas as festas de família e de todos os almoços e jantares em casa dos meus pais ao fim de semana, em que nos encontramos todos, os primos mais novos tiveram sempre muitas aventuras juntos. Inclusivamente acabaram por andar os sete no CNE (escuteiros) ao mesmo tempo e, mais tarde, o Pedro chegou a ser Guia do Frederico e da Margarida, no ano seguinte Chefe da Eugénia e da Madalena e no ano seguinte Chefe da Mariana.
    Como vês são primos mas quase manos...
    Os primos mais velhos são como os meus irmãos mais velhos que não partilharam connosco (os mais novos) as mesmas brincadeiras mas partilharam muitos e muitos momentos e nos ajudaram a crescer.
    Fazem parte do grupo de primos mais velhos os primos com quem passamos sempre férias e que sempre apresentaram o Pedro aos amigos como "o nosso mano mais novo"...

    Mas tu tens o teu marido e os teus dois filhotes e podes crer que é a maior benção que podes ter.

    Beijinho grande da Xinha

    ResponderEliminar
  10. Juca
    Fiquei a pensar no que disseste...
    Como já te disse sempre quis ter vários filhos e portanto, depois do Pedro, o Frederico iria chegar, mais dia menos dia, mas a verdade é que foi como que uma prenda para o Pêpê...
    O Pêpê fazia dois anos e eu pensei no que lhe poderiamos dar que ele gostasse mesmo muito e queria uma prenda mesmo especial...achei que não haveria prenda melhor do que um mano e engravidei nessa mesma semana.

    Compreendo perfeitamente a falta que tu sentes por nunca teres tido irmãos mas a única coisa que podias fazer para "reverter" de certo modo a situação era não ter apenas um filho que, se fosse único, iria sentir a mesma falta do que tu.
    Mais tarde eles terão os seus filhos e tu os teus netos :D

    A minha mãe diz que já não tem lágrimas...já "perdeu" um filho, o marido e um neto e eu pensei que famílias grandes são uma felicidade, mas assim como têm muito mais alegrias também têm muito mais desgostos. A minha mãe já disse muitas vezes que já devia ter partido há muito tempo (quando o meu pai partiu e deixou um enorme buraco escuro e fundo dentro dela), e nós dizemos "Mãe não diga isso...faz tanta falta a todos...é o nosso pilar..." mas a verdade é que um dos meus irmãos esteve muito, muito mal este ano, esteve vários meses no hospital e teve de fazer várias operações, ao coração e os pés e, no dia de uma das operações estavamos todos no hospital, como sempre, médicos disseram que tinham tido que lhe cortar metade de um pé...nós ficámos com uma dor imensa, em silêncio...eu olhei para a minha mãe e, pela primeira vez na minha vida, pensei porque é que ela ainda não tinha partido...
    Por mais que doa a todos, a dor para uma mãe é diferente...

    ResponderEliminar
  11. Xinha,

    É mesmo, a dor de mãe é muito mais intensa!

    Engraçado como é facil partilhar sentimentos sobre estas questões e encontrar pontos de encontro e desencontro.

    Quando decidi ter o João, não foi fácil, pois o Pedro era muito "chatinho" nas horas das refeições e eu não sabia se iria ter outro igual... mas sabia que não queria, nunca, ficar só com um, para que não sentisse o que eu sentia de pequena (sabes, naquele tempo em que brincávamos todos na rua e, se começava a chover, todos iam para casa com os irmãos, mas eu ia sozinha!)e agora de grande.

    Por isso, quando vejo, na escola e não só, mães de filhos únicos, aconselho-os logo a tratarem do assunto enquanto é tempo! Até se riem de mim... mas é mesmo assim.

    Espero que continues a desfrutar deste tempo de férias em boa companhia e com boa disposição.

    Vamos-nos encontrando cá e lá...

    Beijinhos, Juca

    ResponderEliminar
  12. Olá, minha querida Amiga:
    também eu no Norte, estive estas duas semanas em família...com os meus pais, a minha irmã e o marido, as minhas duas lindas sobrinhas...foi bom. Até esqueci tudo, que tento esconder bem fundo, na minha alma.
    Beijos de quem te adora.
    És muito, muito especial para mim.

    ResponderEliminar
  13. Isabelinha
    Fico tão feliz por te encontrar de novo!
    Que bom saber que pudeste descansar e saborear a companhia e a ternura dos teus grandes amores!
    Muitos beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar