sábado, 29 de agosto de 2009

UM PASSEIO DE QUATRO GERAÇÕES

Click to play this Smilebox slideshow: Quinta da Regaleira
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

8 comentários:

  1. Isabel Preto disse...
    A Quinta da Regaleira e esse convívio de gerações, deram-me prazer e vontade de fazer o mesmo.
    Beijinhos, minha doce amiga.
    Não consegui pôr o comentário no sítio certo:)

    ResponderEliminar
  2. Isabel
    Foi uma tarde maravilhosa...
    Foi uma surpresa para a minha mãe que conhece os cinco continentes do mundo, é uma especialista em história e nunca tinha ido à Regaleira.
    Isto tem uma explicação...é que a Quinta da Regaleira esteve muito tempo fechada ao público. Primeiro era propriedade privada e só em 1997 é que foi adquirida pelo Estado Português.
    A minha mãe, como não podia deixar de ser, adorou cada recanto, cada pedra, cada planta, cada muro velho e coberto de musgo...que caracterizam Sintra. Mas a Regaleira é isso e muito mais...é um respirar, um sentir, um vivenciar, absolutamente únicos.

    Lembro-me da primeira vez que ouvi falar da Regaleira, lembro-me como se fosse hoje, com um ar sonhador e fascinado, como só ele seria capaz, definiu todo o espirito daquele lugar mito-mágico...foi o meu filho Pedro que lá foi.
    Num dos anos em que ganhou o concurso de contos da escola, o prémio para o 1º, 2º e 3º lugares foi uma visita à Quinta da Regaleira, ainda a Regaleira não estava aberta ao público. Foram apenas três alunos e cinco professores e foi um acontecimento marcante na vida do meu filho.
    Acho que foi mesmo o melhor prémio que podia ter tido.

    Situada em pleno Centro Histórico de Sintra, classificado Património Mundial pela UNESCO, a Quinta da Regaleira é um lugar com espírito próprio. Edificado nos primórdios do Século XX, ao sabor do ideário romântico, este fascinante conjunto de construções, nascendo abruptadamente no meio da floresta luxuriante, é o resultado da concretização dos sonhos mito-mágicos do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), aliados ao talento do arquitecto-cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936).

    ResponderEliminar
  3. A Regalaira é mesmo um local mágico e de rara beleza. É, sem dúvida, o cenário propício para encontros e descobertas para todas as gerações!
    Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Xinha
    Que belo passeio! E a família ainda o torna mais belo!
    Um beijinho
    Luz
    (PS - Acho-te parecida com a tua Mãe!...)

    ResponderEliminar
  5. Gostava que as minhas sobrinhas Margarida, Mariana e Madalena, que fazem parte deste grupo de primos da mesma idade, com o Pedro, o Frederico, a Maria Eugénia e o Zé, também tivessem ido...mas elas ainda não voltaram de férias e, como as minhas férias estão a acabar, não podia adiar este passeio com a minha mamã.
    Só quando estava a publicar o post que inicialmente se chamava "Um passeio de avó e netos" é que vi que, apesar de sermos poucos naquele passeio, não deixavamos de estar ali representadas as quatro gerações porque o Zé é filho da minha sobrinha Susana (a minha sobrinha mais "velha", mais crescida...a primeira neta a nascer, dos 18 netos, quase 19 e 7 bisnetos).

    ResponderEliminar
  6. Olá Xinha.
    A família é o que temos de melhor. Que sorte a tua ser tão grande e maravilhosa. Eu não tenho filhos, nem primos (os meus pais são ambos filhos únicos). Mas somos quatro irmãos, já tenho cinco sobrinhas e tento promover e preservar ao máximo o encontro e o espírito de família.
    Mais uma vez obrigada pela tua partilha, como sempre muito inspiradora.
    Beijinhos.
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana
    O espirito de família unida herdámos dos meus pais que sempre adoraram ter a casa cheia e por isso tiveram oito filhos que, com as suas famílias, alargaram muito a família.
    A casa dos meus pais sempre foi o ponto de encontro de todos, o nosso porto de abrigo, nos habituais almoços e jantares ao fim de semana, com todos os filhos e filhas, noras e genros, netos e bisnetos.
    Eu também sempre promovi ao máximo as relações entre os primos que sempre vieram cá para casa e com quem partilhámos muitas descobertas, muitos passeios, muitas diversões, muitas aventuras.
    Mesmo muito antes de ter os meus filhos, que tive aos 25 e 27 anos, eu já andava sempre a "inventar" programas com os meus primeiros sobrinhos, a Susana, o Gonçalo, a Patrícia, a Cristina, o Miguel e a Filipa e mais tarde também o André, o Sérgio, a Diana e a Rita, como tu fazes com as tuas sobrinhas :)

    Sabes...tenho dois filhos maravilhosos e sempre pensei que, um dia mais tarde, teria netos, de um e de outro, que iriam adorar viver muitas aventuras e momentos deliciosos, entre primos, em casa da avó Xinha, que estaria sempre encantada para os receber...

    Tenho a certeza que os filhos do Frederico iriam adorar o Tio Pedro e os filhos do Pedro iriam adorar o Tio Frederico.

    ResponderEliminar
  8. E vais ter netos, sim, minha querida...não tantos como sonhaste, mas Deus vai dar-te muitas alegrias...e netos lindos que te vão adorar, pois nasceste mesmo para as crianças!

    ResponderEliminar