domingo, 3 de maio de 2009

DIA DA MÃE



Eu sonho com tu
Tu apareces numa nuvem
E eu gosto da nuvem
Porque a nuvem és tu



Pedro Maria 4 anos
O primeiro poema do Pedro foi dedicado à Mãe.


_______________________________________________________


REVISTA PAIS
de Maria Alberta Menéres

Dizem cada uma...

Os comentários do Pedro e do Frederico foram premiados pela revista Pais várias vezes...


O Pedro Maria ouve constantemente comentários sobre a sua parecença com o irmão mais novo, Frederico.
Um dia a mãe disse-lhe:
"Já reparaste como o teu mano tem tantos caracóis dourados? Quando eras bebé também eras assim..."
Depois de alguns momentos de silêncio, o Pedro pergunta:
"Quando eu era bebé também me chamava Frederico?"

Pedro Maria 3 anos (in O Que é Imaginação de Maria Alberta Menéres, Editora Difusão Cultural)


O irmão mais novo do Pedro chegou a casa com um arranhão na bochecha. A mãe, fazendo uma "cara de caso" exclamou:
"Tenho de ir lá ao colégio zangar-me com aqueles bebés todos!"
Após alguns momentos de silêncio o Pedro acrescenta:
"Oh mãe zangar com todos não...deve ter sido só um!"

Pedro Maria 4 anos


O Pedro foi passear à quinta e chegou a casa todo entusiasmado:
"Sabes pai...eu vi um espantalho lá na quinta!"
"Ai sim? Sabes para que serve?"
"Para fazer rir as pessoas!"

Pedro Maria 4 anos


O Pedro viu o irmão a comer um gelado diferente do dele e quis também prová-lo. Depois de experimentar comentou:
"Este gelado branco sabe a amarelo!"
(Era gelado de limão).

Pedro Maria 4 anos


No supermercado, o Pedro vai escolhendo doces. Quando chega às bolachas opta pelas de chocolate.
A mãe reclamou:
"Não, com chocolate não! Vocês estão sempre a comer chocolate, qualquer dia ainda ficam castanhos!"

Resposta do Pedro:
"Está bem, mãe. Então podemos levar estas pastilhas de chocolate branco?"

Pedro Maria 5 anos


O Pedro convidou um amigo para ir a casa dele brincar.
Quando o amigo lhe perguntou pelo pai respondeu o Pedro:
"O pai está a trabalhar! Tem de ganhar dinheiro para nós gastarmos!"

Pedro Maria 5 anos


O Frederico foi com a família ao Jardim Zoológico. Ao aproximarem-se do elefante a mãe explicou que os meninos lhe davam moedas e o animal ficava muito contente.
O Frederico que ouvia com um ar muito admirado exclamou:
"É um elefante mealheiro?"


Frederico 3 anos


O Frederico, que estava em casa dos avós no Restelo, perguntou à mãe:
"Onde está a avó?"

"Foi à missa."
"À missa?"
"Sim a casa de Jesus."
Muito admirado o Frederico perguntou:
"Então a casa de Jesus não é no céu?"
"Sim, mas também tem outras casas."
O Frederico estava cada vez mais espantado, até que os seus olhos brilharam com a descoberta e exclamou:
"Já percebi, é para vir de férias!"


Frederico 3 anos





4 comentários:

  1. Xinha
    Além de para mim ser a melhor EDUCADORA também é a melhor MÃE. Desde o céu o Pedro está pedindo a Deus que " Abençoe de um modo muito especial a mãe dele, do mesmo modo que a sua mãe o tratou na sua passagem pela vida, com muito amor e carinho, tornando-o um filho muito amado"
    Lembre-se sempre que é filha de de Deus e ele a ama com um amor incondicional.
    Adoro-a
    Cuca

    ResponderEliminar
  2. Olá Cuca
    Não foi fácil a decisão de publicar aqui o seu comentário...
    Nem sei sequer ainda se o quero ou não publicar, com tudo o que isso implica...
    E, no entanto ele já está publicado.
    É uma honra para mim ser considerada a "melhor educadora" por uma excelente educadora e excelente ser humano.
    Lembro-me da primeira vez que a ouvi dizer isso, foi numa reunião de educadoras com o Conselho Executivo, alguns anos atrás e tinhamos uma colega que (sendo a pior educadora e talvez ser humano que já conheci), teve a "ousadia" de comentar
    "Ah, se a Xinha é assim tão boa educadora ainda é melhor que tu...",
    ao que a Cuca respondeu sem pestanejar
    "Mas é que nem tenhas a menor dúvida! E olha que eu me considero muito boa educadora!"
    Nunca mais me esqueci deste episódio.
    Só uma pessoa muito especial responderia isto de um modo tão absoluto.
    É claro que eu não sou a melhor educadora do mundo...até porque a melhor educadora, como diz Augusto Cury no seu livro "Maria, a maior educadora da História" é Nossa Senhora...
    E a seguir muitas outras, de certeza, mas sei que sou muito boa educadora, como outras que considero muito boas, onde a Cuca se inclui, e que ser educadora para mim é tão natural como respirar. Faz parte de mim ser educadora.

    Quanto a ser Mãe...mais uma vez é Nossa Senhora a melhor Mãe do Mundo e por isso foi escolhida para ser a mãe de Jesus.

    Os meus filhos foram desde sempre e serão para sempre o mais importante da minha vida...o melhor de mim mesma e o amor que lhes tenho é o mesmo e único e será sempre assim.

    Um Abraço muito apertado da Xinha.

    ResponderEliminar
  3. Um dia deste-me um sorriso
    Que eu guardei na minha memória
    Agora vivo no paraíso
    Para contar a minha história

    Foi um dia por te ver
    Que até fiquei doente
    Foi por tanto te querer
    Que fiquei assim para sempre

    O TEU NOME É AMOR
    MAS TODOS TE CHAMAM XINHA
    TU PARA MIM ÉS UMA FLOR
    QUERO QUE SEJAS MINHA

    Poemas dedicados à Xinha
    Catarina mendes

    ResponderEliminar
  4. Olá xinha!
    Eu sei que os seus filhotes são muito giros, quer um quer outro são de cair para o lado, deviam andar os dois na moda, como a minha catarina diz, mas não admira, como a foto em anexo demonstra (a loiraça boazona que anda a passear na praia)eles têm a quem sair. O que eu não sabia é que eram os dois tão engraçados, mas de facto as crianças têm esta capacidade de nos surprender com as respostas, além de muito inteligentes com muito sentido de humor, meu deus, do que é que eu estou a falar? mais uma herança, herdaram a beleza e o sentido de humor da mãe.
    Parabens por ter essas duas perolas.
    E muito Obrigado por partilhar connosco as histórias engraçadas de quando eles eram pequenos.
    Carolina Mendes

    ResponderEliminar