domingo, 24 de maio de 2009

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

Integrado no LobiBarra-Acampamento de Lobitos do Núcleo da Barra (Escuteiros de todos os Agrupamentos desde Algés até Cascais), com o Imaginário "As Artes", que compreendia Pintura, Escultura, Música, Dança, Cinema e Fotografia, fui convidada para dirigir o workshop de fotografia que tinha como finalidade ensinar às crianças regras básicas de fotografia, algumas técnicas e efeitos.


GRANDE PLANO


FOCAGEM E DESFOCAGEM


________________________________________

VÁRIOS EFEITOS





FOTOGRAFIA DE GRUPO


12 comentários:

  1. Olá Xinha,

    Não te sabia mestre nas artes fotográficas...quando precisar de ajuda, já sei a quem me dirijo!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Consigo imaginar o quanto se divertiram a aprender!

    ResponderEliminar
  3. Olá Juca
    A fotografia é uma paixão de família que herdámos do meu pai, que passava a vida a fotografar-nos e a filmar-nos.
    A fotografia para mim, muito mais do que técnica, é afectividade.
    Quando quiseres dou aí um pulinho para vos tirar umas fotografias...é tão pertinho...lolol
    Beijinhos da Xinha.

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel
    Apesar de um pouco cansativo, porque eram muitos bandos (grupos de lobitos), os miúdos são sempre interessados e giros.
    Foi divertido e penso que aprenderam algumas coisas.
    As fotos onde eu estou foram eles que tiraram.
    Beijinhos da Xinha.

    ResponderEliminar
  5. Olá Xinha, estás sempre a surpreender-nos com a tua sensibilidade. Que sorte têm esses principes e princesas por serem amados por tão "ilustre rainha". Um beijinho grande da Cristina

    ResponderEliminar
  6. Adoro fotografia e fotografar, apesar de nunca ter tido formação...mas ainda não desisti, assim que tiver uma oportunidade irei fazer pelo menos um workshop!!! É pena não estar mais pertinho, já saberia quem me poderia ajudar!!! (agora já dá para perceber a má qualidade da fotos que publico!!! rsrsrs)
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá Xinha, as fotos estão giras mas os escuteirinhos ainda mais, ih! Adorei vê-los na tua t'shirt! Acho que és a minha fã número um!
    Quanto à fotografia, sou apaixonada, não tenho formação nem máquina, mas um dia vou fazer! Quando era pequena também os meus pais, que estavam nas belas artes nos tiravam imensas fotos, revelavam-nas e apresentavam-nas na faculdade. Tenho boas recordações dessa altura! Os pais são mesmo o nosso melhor legado, seja na fotografia seja na vida...
    Um beijo
    sara

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula
    O Workshop era só para Lobitos e tu já estás um bocadinho crescida para Lobita...lolol.

    Falando a sério foi, essencialmente, para lhes ensinar cuidados necessários e regras básicas de fotografia, como usar o zoom, como tirar um grande plano, uma fotografia de grupo, uma fotografia em movimento, sensibilizando-os também para a beleza de fundos que a natureza nos oferece e que são uma mais valia para as fotografias.
    Não penses que sei muito de técnica...como o meu filho Frederico disse:

    "Mãe, tens um jeito natural para a fotografia mas que vem de dentro de ti e não é explicável"

    Adoro tirar fotografias e captar momentos, expressões, sentimentos.
    Acontece-me muitas vezes olhar para uma criança e ter vontade de a fotografar, sem nunca a ter visto...e oferecer-lhe as fotografias.

    Mas podes sempre vir trabalhar para cá e vais recebendo umas luzes...inevitávelmente as pessoas que trabalham comigo vão aprendendo bastante sobre fotografia.

    Beijinho da Xinha.

    ResponderEliminar
  9. Olá Sara
    Os Escuteirinhos foram comigo e foram um sucesso.
    Os miúdos não paravam de olhar para eles e tirar conclusões pelos detalhes e cor do lenço...
    O Fred é mais novo do que o Pedro...
    O Pedro é Caminheiro e o Fred Pioneiro...
    O Fred tem olhos verdes e o Pedro tem o cabelo castanho claro...

    Muito bem...e agora já podemos começar a falar de fotografia?...lolol

    ResponderEliminar
  10. Eu penso que a nossa Xinha é mesmo uma fada de verdade...
    Obrigado por estas partilhas fantásticas
    Luz

    ResponderEliminar
  11. Pois sou, mas não digas nada a ninguém...
    ...e tu és outra, a Fada Luz.
    Beijinhos da Fada Xinha.

    ResponderEliminar
  12. Mas que espetaculo. quando precisar de algumas dicas já sei a quem hei-de recorrer.
    Parabéns.
    Beijinhos.
    Isabel.

    ResponderEliminar